Sunday 24 October 2010

HERMAN LEONARD 1923 - 2010

Photobucket
A vida através das lentes



Um dos maiores fotógrafos do Jazz, Herman Leonard consegui registrar uma grande parte dos músicos de sua era, conquistando acesso privado e confiança de grandes estrelas. Sua morte em Agosto significou uma grande perda para a fotografia e música. Aqui registramos um pequeno tributo a este grande artística e criador de imagens históricas.
‘Eu decidi me tornar fotógrafo quando vi pela primeira vez meu irmão mais velho revelar um filme em um pequeno quarto amador em nossa casa. Fiquei maravilhado como um pedaço de papel branco poderia se transformar em imagens incríveis depois de mergulhado em uma solução. Era quase mágica, aqui me fascinou’.
Seu passatempo de infância o levou a uma graduação em 1947 na universidade de Ohio e um estagio com outro fotografo famoso da época, Yousuf Karsh. Um ano depois ele abriu seu próprio estúdio em NY e imergiu na cena do Jazz. Por realizar trabalhos gratuitos para alguns bares de jazz, ele conquistou livre acesso aos bastidores e conheceu grandes cantores e compositores. Herman sabia que não conquistaria fortuna com o projeto, fazia apenas por paixão a música e as imagens associadas a ela.
Suas imagens foram usadas em muitas publicações sobre cantores como: Miles Davis, Ella Fitzgerald, Chet Baker, Duke Ellington, Charlie Parker and Loius Armstrong. E costumava dizer que seu artista preferido era Dizzy Gillespie que, segundo ele: ‘Era o mais divertido porque seu humor é de um palhaço. Ele é um cara extremamente diverdito e adora posar para fotografias. Ele se tornou o meu melhor amigo no cenário musical’.
Ele também contou de sua experiência com Billie Holiday que, consumida pela bebida, drogas e problemas conjugais, chegou ao estúdio de gravação com aparência de quem não dormia há semanas. A primeira atitude de Herman foi recusar o trabalho porque as fotografias nunca poderiam ser usadas como capa de álbum com ela naquele estado, mas o produtor o lembrou que seria a única oportunidade que conseguiria em toda sua vida. Ele topou e a fotografia ficou magnífica, com fumaça ao redor de Billie e sua expressão de eterna apaixonada. Depois de algum tempo, Herman afirmou que a cantora se renovava assim que cantava a primeira palavra, era como se uma força muito poderosa a tomasse por dentro e fazia com que todos ao seu redor a sentissem também.
Outra grande memória na vida deste talentoso fotógrafo foi o encontro com Frank Sinatra. Na época Sinatra estava com Gene Kelly em Monte Carlo fazendo uma apresentação para arrecadar fundos para a Cruz Vermelha. E sobre a fotografia tirada do backstage ele disse: ‘ Eu conhecia Quincy Jones e foi ele quem permitiu meu acesso ao backstage. Fui muito privilegiado a minha vida toda por amigos. Esta é a chave para fotografia, tem que conhecer pessoas, fazer contatos, manter acessos. Desta forma, atrás de Sinatra pude sacar a fotografia mais expressiva dele. A melhor fotografia é aquela onde o publico nunca vê, são ângulos misteriosos, especos pessoais. Difícil conseguir uma boa foto na frente do palco, todos tem a mesma imagem, nada se sobressai’.
A moda fez com que Herman vivesse nos anos 50 em Paris e Europa até o início dos anos 90, quando voltou a viver nos EUA. Em 2005 morava em New Orleans onde sua casa foi destruída e grande parte de seus filmes perdidos com o furacão Katrina, fazendo com que o fotógrafo escolhesse Califórnia para viver.
Herman sempre ria ao falar de aposentadoria e seguiu com seu trabalho até os 87 anos. Antes de falecer deu uma entrevista com algumas dicas aos novos fotógrafos: ‘ Você tem que amar o que faz e possuir um instinto de composição, cor e luz. Depois disso é só uma questão de opinião; o que é bom e o que não é bom. Vejo algumas obras de famosos fotógrafos que já ganharam milhões de prêmios e ainda sim digo sobre algumas ‘Que trabalho horroroso’ e também há outros de artistas não reconhecidos que consegue me tirar o fôlego. Na verdade a beleza depende de quem vê’.


Photobucket

CLIC PARA AMPLIAR.



Andrea Stern

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...